ATLETISMO NO BRASIL

O ATLETISMO moderno é disputado desde meados do Século 19 e muitas de suas provas atuais foram disputadas já na Olimpíada de Atenas (Grécia) em 1896. A IAAF foi criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977, quando foi constituída a CBAt.
Em 1914, a CBD filiou-se à IAAF e a primeira participação de atletas brasileiros em torneio internacional aconteceu em 1919 quando uma equipe nacional participou do 1º Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Montevideo (Uruguai).

O ATLETISMO separou-se da CBD, oficialmente, a 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro (RJ) a CBAt, que veio a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. A CBAt manteve-se no Rio de Janeiro até 1994, quando, por facilidades de apoio a seu funcionamento, a sua sede foi transferida para Manaus.

COMPETIÇÕES NO BRASIL
A primeira competição de caráter nacional no país foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, instituído em 1929. A última edição deste campeonato foi disputada em 1985. O Troféu Brasil de Atletismo (Campeonato Brasileiro de Clubes), criado em 1945, é a principal competição do calendário da Brasileiro.

MUNDIAIS NO BRASIL

Nos 87 anos da IAAF, apenas dois Campeonatos Mundiais de Atletismo foram realizados na América do Sul. Não por acaso, ambos foram organizados pela CBAt. O tabu foi quebrado em 1989, quando a CBAt realizou o Mundial Feminino de 15km, no Rio de Janeiro. A organização do evento foi, aliás, elogiada pelos representantes da IAAF. Isto se repetiu em 1998, com a realização em Manaus dos Campeonatos Mundiais IAAF e o Governo do Amazonas de Maratona em Revezamento, que reuniu as maiores forças do mundo em provas de rua. A competição foi considerada pelos delegados internacionais o melhor Mundial de Atletismo já realizado fora de estádio pela IAAF.

HEGEMONIA NO CONTINENTE

Ao longo de sua história, o ATLETISMO Brasileiro tem conseguido expressivos resultados em competições internacionais. É o esporte com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos.
Além disso, as seleções nacionais mantêm há 25 anos sua hegemonia na América do Sul.

O BRASIL NO MUNDO
A primeira participação do ATLETISMO do Brasil em Olímpiadas aconteceu nos Jogos de Paris (França), em 1924. O primeiro resultado importante aconteceu em Los Angeles (EUA), nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no Salto com Vara.

ATLETAS MEDALHISTAS

O Atletismo é o esporte brasileiro com mais medalhas ganhas em Olímpiadas e Jogos Pan-Americanos.
Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz e João Carlos de Oliveira são alguns dos ganhadores de medalhas nestas competições. Também em Campeonatos Mundiais nossos atletas tem subido ao pódio, como Zequinha Barbosa, Luiz Antonio dos Santos e Claudinei Quirino, entre outros.

VOLTAR